Clínica Multidisciplinar de Pediatria

Milária (Brotoeja)

Autor: Dr Ricardo Fonseca

Brotoeja é o nome popular da miliária, uma dermatite inflamatória causada pela obstrução das glândulas sudoríparas, o que impede a saída do suor.

Ambientes quentes e úmidos, o excesso de roupas e agasalhos assim como febre alta favorecem o aparecimento de lesões, que aparecem principalmente no tronco, pescoço, axilas e nas dobras de pele, sob a forma de pequenas bolhas de água.

É mais comum em crianças e bebês, mas também pode acometer adultos. Entre os sintomas estão prurido (coceira) e queimação.

O tratamento da brotoeja leva em conta as características das lesões, o local onde se instalaram e a idade do paciente.

Em crianças pequenas restringe-se a medidas para refrescar a pele, a fim de evitar a transpiração excessiva, com o objetivo de aliviar o desconforto e melhora das lesões.

É importante manter o ambiente fresco e ventilado, usar roupas leves e tratamentos tópicos como talco líquido de Amilia ou pasta d'água.

Nos casos mais graves há indicação de medicamentos como corticoides e antibióticos se houver infecção secundária.

Para prevenir evite usar muita roupa em crianças nos dias quentes, mantenha o ambiente fresco e arejado no verão, opte por usar roupas de algodão ou fibra natural pois roupas sintéticas costumam reter o calor e o suor.